fbpx

GRUNITZKY – Auditoria | Consultoria | Capacitação

Gestão de Riscos de crédito e mercado

Manual de Governança em Operadoras de Plano de Saúde – Práticas Mínimas

Conforme definido pela ANS (Agência Nacional de Saúde), as práticas recomendadas do Manual de Governança consistem em avaliações que devem ser submetidas ao conhecimento e deliberação dos administradores da operadora ou administradora de benefícios, dentre os grupos estão incluídas as práticas de gestão de riscos, na qual foram elencadas avaliações anuais que devem ser observadas quanto a gestão de riscos de subscrição, crédito, mercado, legal e operacional. 

 

As práticas de gestão de riscos devem ser adequadas à estrutura e aos controles internos da operadora, de forma a possibilitar o seu aperfeiçoamento e monitoramento contínuo.


O que é Gestão de Risco de Crédito?

A inadimplência está presente em praticamente todas as categorias de transações financeiras que tem a confiança como um dos fundamentos. 

A gestão de riscos de créditos é a forma como a organização prevê a violação de contrato, as consequências disso para os departamentos envolvidos e as ações tomadas para amortecer os danos. 

Ela se tornou necessária, principalmente, em momentos de crise, reforçando o planejamento e a necessidade de lidar com maus pagadores. A gestão de crise, é considerada como um desafio pois encontra obstáculos ainda maiores diante de cenários como a crise, por exemplo. 

Revendo esse conceito, os órgãos reguladores começaram a exigir padrões mais rígidos de aprovação de crédito e mais transparência. Por consequência, acabou afetando todas as empresas que realizam operações de concessão de crédito.
Risco de Crédito e Mercado, de acordo com a RN 433/19.

O monitoramento das práticas devem abranger os seguintes aspectos: 

  • Alocação de ativos financeiros;
  • Capacidade de pagamento, fluxo de caixa;
  • Mensuração de risco de crédito, classificação em propostas;
  • Inadimplência: principais devedores, tempo de atraso, período e valor;
  • Cenário econômico de 2 anos: taxa de juros, câmbio, índices de inflação, preços de imóveis, cotações de ações, taxa de desocupação e PIB. 

Nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos sobre o tema em nossos canais de atendimento: www.grunitzky.com.br ou e-mail: contato@grunitzky.com.br.

Acesse o link e confira mais sobre Governança Corporativa e porque ela é importante, principalmente nos períodos de crise: https://grunitzky.com.br/governanca-corporativa/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo