fbpx

GRUNITZKY – Auditoria | Consultoria | Capacitação

Due Diligence Em Processos de Aquisição de Empresas

O que é?

Due diligence é o termo que se refere a diligência prévia e comumente chamada de transações M&A, na qual o interessado em adquirir uma oportunidade de negócio utiliza do processo de investigação, contratando normalmente empresas de auditoria independente, para auxiliá-lo a aceitar e avaliar os riscos da transação. 

A profundidade deste processo depende do prazo e interesse do serviço, o qual pode envolver questões de avaliação contábil de ativos e passivos, controles internos e operacionais, aspectos jurídicos da operação, riscos contingentes, indicadores econômico-financeiros, entre outras.

 

Origem do Due Diligence

Apesar de não ser muito conhecido fora do empreendedorismo, Due Diligence surgiu, em 1933, a partir de um decreto americano que permitiu aos brokers o processo de buscar informações prévias e relevantes para investidores. Rapidamente a investigação de diligência prévia em qualquer oferta pública de venda virou uma prática-padrão no mercado de ações. 

Atualmente, usado no setor financeiro, a Due Diligence observa quatro elementos básicos: 

  • Monitoramento de Transações;
  • Política de Privacidade do Cliente;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Processo de Identificação do Cliente.

Desenvolver esses elementos significa que as instituições devem adotar o que chamamos de Know Your Customer, também conhecido como KYC, que tem por objetivo verificar e validar a identidade dos clientes, realizar análise de perfil, além de observar os seus negócios e atividades. 

O KYC é importante pois estimula o mercado financeiro a ter um papel de transparência no mercado. 

Diferença entre Due Diligence e Auditoria

Embora algumas pessoas entendam que a due diligence é uma espécie de auditoria, as duas investigações não possuem o mesmo objetivo e não possuem os mesmos princípios técnicos.

A auditoria tem como objetivo compreender se a contabilidade da empresa foi feita de forma correta, de acordo com a legislação e com as demais normas. 

Já a due diligence tem a finalidade de realizar uma análise dos números da empresa e se esses números refletem a realidade econômica da mesma, compreendendo a posição do mercado, valor real, potenciais e riscos. 

Dessa forma, a due diligence foca em compreender as finanças da empresa refletindo a tendência do mercado no presente e futuro.

Principais Análises de Due Diligence

Apesar da diligência realizar o mapeamento completo de todas as relações da empresa, há algumas áreas específicas que sempre são analisadas no processo, por terem um impacto maior no negócio. São elas: 

  • Due Diligence financeira

A análise financeira em diligência prévia compreende o fluxo de capital que gira dentro da empresa analisando a saúde financeira do negócio e sua projeção no futuro. 

  • Due Diligence jurídica

A diligência jurídica analisa todas as questões e pendências legais dentro da organização. Sendo um dos componentes mais importantes, ela analisa o contrato social, contrato com fornecedores e colaboradores, além de outros aspectos judiciais que possam interferir nos negócios da empresa. 

  • Due Diligence trabalhista

A due diligence trabalhista compreende o quadro funcional de uma empresa e como esse quadro contribui para a saúde financeira da empresa, potenciais riscos, questões contratuais, distribuição de funções, entre outros. 

  • Due diligence contábil e fiscal

A due diligence contábil e fiscal é muito confundida com a auditoria, embora ela seja apenas uma das partes da análise de diligência. 

Nesta análise, avalia-se os documentos da empresa garantindo que suas finanças estão sendo controladas em conformidade com a legislação. Sendo assim, essa análise volta-se para os livros fiscais, folhas de pagamento, impostos e demais contribuições. 

Aqui na Grunitzky você conta com uma equipe especializada para direcionar uma due diligence de sucesso para a sua empresa. 

Acesse os nossos canais de atendimento, no site, ou mande um e-mail: contato@grunitzky.com.br 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo