fbpx

GRUNITZKY – Auditoria | Consultoria | Capacitação

Consolidação das Demonstração Financeiras

O que é?

As demonstrações contábeis, de um grupo econômico, são as demonstrações financeiras combinadas de uma empresa subsidiária. Ela permite avaliar como um todo o grupo de empresas ao invés de somente a posição dela. 

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, as demonstrações consolidadas resultam da agregação das demonstrações contábeis, de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto, sobre as outras.

O objetivo da consolidação das demonstrações contábeis  é refletir aos usuários da informação (acionistas, sócios, cooperados, associados, prestadores, clientes, instituições financeiras, órgão regulador, analistas de mercado, sociedade, etc), os resultados das operações e a real situação econômica, patrimonial e financeira do grupo empresarial, como se fosse uma única entidade – Mais útil aos mesmos, tais como:

  • Indicadores de liquidez e endividamento do grupo;
  • lucratividade  global e individual;
  • capacidade de geração de caixa, etc.

A consolidação financeira é estabelecida pela Lei das S.A, mas trata-se de uma prática chave para as organizações que buscam capital. Olhando pelo lado dos acionistas, se as demonstrações não fossem juntas, seria inviável conhecer a verdadeira situação da empresa controladora, suas controladas e sociedade independente. 

 

Principais Procedimentos (art. 250 da Lei 6.404/76)

Os principais procedimentos a serem adotados quando da elaboração das demonstrações consolidadas são a exclusão de (art. 250 da Lei 6.404/76):

  1. participações de uma sociedade em outra;
  2. saldos de quaisquer contas existentes entre as sociedades;
  3. parcelas dos resultados do exercício, dos lucros ou prejuízos acumulados e do custo dos estoques ou do ativo não circulante que corresponderem a resultados, ainda não realizados, de negócios entre as sociedades.

 O pronunciamento contábil CPC 36 (R3), aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade, prevê uma orientação mais ampla e detalhada destes procedimentos, incluindo a eliminação de participações de não controladores, transações intragrupos (patrimoz3xa). 

Quais empresas precisam fazer consolidação?

Empresas que possuem participação majoritária no capital votante da controlada, seja ela no Brasil ou no exterior. 

Segundo a Comissão dos Valores Imobiliários, toda empresa com investimento em controladas deve consolidar suas demonstrações financeiras, independente do percentual de investimento referente ao patrimônio líquido. 

Todavia, são isentas da consolidação, controladoras que investem menos de 30% do seu capital, mesmo sendo recomendado praticar por se tratar de um meio eficiente para avaliar a saúde financeira da organização. 

Também vale destacar que para o grupo ser isento da consolidação, ele precisa passar por uma análise e obter autorização direta da Comissão de Valores Imobiliários. 

Nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos sobre o tema em nossos canais de atendimento: www.grunitzky.com.br ou e-mail: contato@grunitzky.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo