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Componentes específicos do programa de gerenciamento de riscos

Componentes específicos do programa de gerenciamento de riscos

O programa de gerenciamento de risco incluirá os seguintes componentes:

  • Relatório de evento / incidente / ocorrência

Os relatórios de eventos têm como objetivo fornecer um programa sistemático para toda a organização de relatórios de exposições a riscos para identificar possíveis responsabilidades futuras. O programa de gerenciamento de risco inclui um sistema de relatório de eventos que é usado para identificar, relatar e rastrear as tendências de padrões de eventos com potencial para causar resultados adversos ao paciente ou outros ferimentos a pessoas, propriedades ou outros ativos da organização.

Ele é projetado para reduzir ou amenizar lesões evitáveis ​​e danos à propriedade e minimizar a gravidade financeira dos sinistros.

O gerente de risco rastreia e orienta os dados do evento para relatar essas descobertas ao departamento de melhoria de qualidade/ desempenho e ao (s) departamento (s) envolvido (s) nos eventos para ação de acompanhamento. 

Certos eventos específicos devem ser relatados a agências governamentais (Eventos Sentinela) por meio de métodos delineados. 

 Isso é de responsabilidade do gerente de risco e a conformidade com as diretrizes e prazos estabelecidos é crítica.

  • Relatório de atividades de gestão de risco como parte do processo de melhoria de qualidade / desempenho

Reconhecendo que a eficácia das atividades de gerenciamento de risco depende da colaboração e integração com as atividades de melhoria de qualidade / desempenho, o gerente de risco trabalhará com a equipe de melhoria de qualidade / desempenho para coordenar as atividades entre as duas disciplinas. Isso irá aprimorar a identificação e resolução de problemas de risco e qualidade.

  • Atividades educacionais

O gerente de risco, em colaboração com o gerente de recursos humanos, fornecerá ou facilitará programas de orientação para todos os novos funcionários e pessoal contratado. 

Um programa educacional anual separado será fornecido para enfocar a conscientização das exposições aos riscos e atividades atuais de prevenção de riscos.

Outros programas em serviço e de treinamento devem ser fornecidos conforme identificados por meio do monitoramento contínuo, rastreamento e tendências de eventos e / ou conforme solicitado por um membro da equipe dentro da organização.

  • Gestão de queixas / queixas de pacientes e familiares

A instituição terá um processo formal por escrito para gerenciar as queixas / queixas de pacientes e familiares. Esse processo deve detalhar a resposta e a resolução das reclamações do paciente e da família. Deve incluir prazos para resposta, a cadeia de comando usada para a resolução de problemas e a documentação das atividades envolvidas.

  • Satisfação do paciente

A instituição medirá a satisfação do paciente e responderá aos problemas identificados nas pesquisas de satisfação do paciente. O gerente de risco monitorará as reclamações e relatará descobertas relacionadas à melhoria da qualidade / desempenho. De igual importância é a participação direta da gestão de risco na resolução de reclamações, conforme apropriado.

  • Gestão de Reclamações

Em algumas organizações, o gerenciamento de sinistros é uma função fora do programa de gerenciamento de risco e pode ter uma equipe separada com políticas, procedimentos e protocolos exclusivos. 

Se a função de gerenciamento de sinistros estiver incluída no plano de gerenciamento de risco, deve ser composta dos seguintes elementos:

  • relatar eventos potencialmente compensáveis, resultados inesperados ou reclamações de pacientes ao gerente do departamento envolvido, à seguradora conforme apropriado e ao gerente de risco da organização;
  • realizando investigação inicial e contínua e entrevistas;
  • documentar atividades e correspondência relacionadas à investigação do evento;
  • proteger e preservar o registro de informações de saúde do paciente e / ou outros documentos e evidências para potenciais litígios futuros;
  • organizar, gerenciar e manter arquivos de reclamações;
  • limitar o acesso aos arquivos de reivindicação apenas a indivíduos autorizados sob supervisão direta do gerente de risco;
  • coordenar atividades com a equipe de defesa e fornecer informações sobre a estratégia de cada reclamação;
  • relatar a atividade de gestão de reclamações para melhoria de qualidade / desempenho e líderes organizacionais apropriados;
  • participando no estabelecimento da postura de defesa / liquidação; 
  • resolver reivindicações dentro dos limites estabelecidos de autoridade;
  • manter a confidencialidade dos documentos protegidos;
  • revisar, examinar e aceitar apoio jurídico conforme apropriado;
  • encaminhar intimações, convocações e reclamações em tempo hábil para o departamento jurídico.
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